Super Robots Wars Last Order
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Conceitos Basicos

Ir para baixo

Conceitos Basicos Empty Conceitos Basicos

Mensagem  AdM Aeon Sáb Jan 01, 2011 2:47 pm

[justify]Conceitos Básicos

Como em qualquer jogo, é preciso conhecer as regras e os termos utilizados, para se poder jogar.O RPG não é uma exceção. No decorrer do jogo, ou mesmo quando você estiver criando seu Personagem, nós utilizaremos muitos termos que talvez você não esteja familiarizado. Vamos a seguir colocar alguns dos mais usados nesse meio para familiarizar novatos

Personagem
Antes decomeçar a jogar, cada Jogador precisa criar um Personagem, que é a representação deste Jogador no mundo fictício. Um Jogador pode criar um Personagem, seja ele um engenheiro, um espião, piloto cientista ou etc conforme desejar. Durante o jogo o Personagem realiza as ações propostas pelo Jogador. Um Personagem não vai jogar os dados ou consultar as tabelas, da mesma forma que o Jogador não vai pular pela janela ou lutar com um vampiro.

Ficha de Personagem
Planilha onde são anotadas as características de cada Personagem. E dada a cada candidato do fórum para ser preenchida conforme as regras e o desejo do mesmo.

Mestre ou Narrador
É o usuário que poderá ficar responsável condução da historia usando as regras do jogo fórum. É uma espécie de diretor ou coordenador do jogo. Cabe a ele controlar todos os outros Personagens que não são controlados pelos Jogadores e criar e executar as Aventuras. Muito do sucesso ou fracasso de uma Aventura depende dele. Durante uma partida, é o Narrador quem irá propor um problema ou um mistério e seguir um enredo que os Jogadores estarão envolvidos, dentro de algumas sagas do fórum a mesma pode ser proposta por um narrador que deseja contar uma historia ou então a mesma pode seguir com a participação de todos como parte da direção de onde ela pode decorrer, desde que combinado igualmente entre todos, nesse modo um pouco mais avançado de aventura em determinados pontos o narrador principal conta o que ocorreu como resultado de todas as ações e cenas no fim de cada capitulo e no começo de outro segue com mais propostas iniciais para seguir com a saga/aventura.

Aventura
Uma história criada pelo Narrador, contendo em si um problema a ser resolvido pelos Jogadores. Uma Aventura pode ser curta, terminando em duas ou três horas, ou muito longa, exigindo sucessivas sessões de jogo. Teoricamente, uma Aventura poderia durar para sempre. certas aventuras podem ser interligadas entre sí permitindo o uso de personagens com o atual status de outras aventuras.

Campanha
Uma sucessão de Aventuras, envolvendo a saga dos Personagens, desde a primeira partida.

NPCs
(No nPlayerChar acter ), Personagens Não Jogadores. Designa Personagens que são controlados pelo narrador e não pelos Jogadores. NPCs geralmente servem como Personagens coadjuvantes nas Aventuras.

Atributos
Funcionam como uma forma de transportar um Personagem para o mundo fictício e estabelecer comparações entre ele e as diversas criaturas. São os Atributos que descrevem seu Personagem como ele é. São em número de 8, divididos em físicos e mentais. Os Atributos físicos são: Constituiçã, Força, Destreza e Agilidade e os mentais são: Inteligência, Forçade Vontade, Percepção e Carisma. Os Atributos variam de acordo com seus dados de comparação, sendo que um humano possui normalmente Atributos variando de 3 a 18.

Kit
Conjunto de Aprimoramentos e Perícias que definem uma profissão ou carreira. Seu uso não é obrigatório, mas facilita ainda mais criação de um Personagem.

Pontos de Aprimoramento
São pontos que um Jogador possui para “refinar” a história de seu Personagem. Podem ser utilizados para conseguir aliados, mais riquezas, mais poder, depende de cada Jogador, o mesmo para tanto pode adquir aprimoramentos negativos para ganhar aprimoramentos positivos para gastar depois da maneira que achar melhor, porem cada jogador pode vir inicialmente de acordo com cada reino do fórum com 0 a 5 pontos de aprimoramentos positivos como saldo tendo um máximo de aquisição de -3 em aprimoramentos negativos inicialmente que podem ser adquiridos. Algumas raças podem também ou não vir com algum aprimoramento positivo ou negativo em sua bagagem devido a sua carga de DNA. Com o decorrer de uma aventura e evolução do personagem o mesmo vai adquirindo pouco a pouco alguns pontos de aprimoramento para aumentar ainda mais o "refinamento".

Perícia
Determina o que seu Personagem sabe fazer. Ele pode ser um repugnante mercenário que sabe usar de facas a armas de fogo, assim como um grande diplomata da galáxia ou então quem sabe um excelente piloto de mecha que defende o seu reino dos inimigos. É a Perícia que diz o quão bom ele é em determinada profissão. As perícias são representadas nesse fórum por nível de conhecimentos que são cinco em cada, são elas:

Proeficiente (*) (20%)
Experiente (**) (40%)
Especialista (***) (60%)
Mestre (****) (80%)
PHD (*****) (100%)


Cada nível garante uma porcentagem igualitária de 20% ou 20/20 em casos de usos de alguns tipos de armas ou conhecimentos de combate, todas elas acumulativas com a sua aquisições em uma mesma pericia.

Nível
Em um jogo de RPG, normalmente precisamos de alguma coisa para comparar Personagens entre si. Saber o quão poderoso um cientista, político, soldado e etc em seu meio, se uma Aventura está bem balanceada para o grupo ou jogadores. Por causa disto, o Sistema Daemon utiliza níveis para diferenciar os Personagens. Os níveis variam de 1 a 15 mas, ao contrário de outros RPGs, Personagens de níveis diferentes podem ser colocados em uma mesma Aventura, pois o que os diferencia é a quantidade de conhecimentos adquiridos e não apenas de poder. A cada nível, o Personagem fica mais sábio e mais experiente, ganha pontos de conhecimento para Perícia bem como pontos para gastar em Atributos e PVs para adicionar aos que já possui.

Dados
Em RPGs, normalmente são utilizados vários tipos de dados e não somente os tradicionais dados de 6 lados. Neste RPG usaremos dados de 6 e 10 lados. As notações utilizadas são 1d6 e 1d10. Jogar 1d3 não é uma jogada de um dado de três lados, mas a jogada de um dado de 6 faces dividido por dois e arredondado para cima. 1d100 quer dizer dois dados de 10 lados, sendo que um deles será a dezena e o outro a unidade, obtendo-se assim um número entre 1 e 100. Um resultado de 00 significa 100.

Dados de Comparação
É uma forma comparativa de estimar o quão poderosos as criaturas e os Personagens são. Os dados de comparação dizem quantos dados de 6 faces (d6) um Personagem possui naquele Atributo. Por exemplo, um humano possui normalmente 3D em todos os Atributos, o que lhe dá uma variação de 3 a 18 em seus Atributos. Um alienígena pode possuir (talves) força 4D+10, o que daria a ele valores de força variando de 14 a 34. Pontos de Vida.

PV:
É a forma como representamos a “energia” que um Personagem possui. Quanto mais PVs um Personagem possui, mais difícil é matá-lo. Personagens humanos geralmente possuem de 12 a 20 pontos de vida inicialmente (seus mechas porem possuem muuito mais). Um Personagem no cenário do fórum recupera 1d6 PVs a cada 8 horas de descanso completo.

Dano
Quando um Personagem é ferido e perde Pontos de Vida, dizemos que ele recebeu dano. Quando os PVs de um Personagem chegam a 0, ele desmaia e perde 1 PV por rodada, até chegar em -10, quando o Personagem morre.

Rodada
Medida de tempo que varia de 10 segundos a 1 minuto de acordo com o critério do narrador da aventura. É utilizada para marcar o tempo durante as Aventuras. É uma medida abstrata e utilizada somente pelo Mestre e Jogadores, suficiente para todos os Personagens efetuarem uma ação.

Cena
Medida de tempo não definida. Como em um filme, demora o tanto que for necessário para a narrativa de uma “cena”. Pode ser de 8 a 30 rodadas, ou chegar de dez a trinta minutos.

Teste
Em todo RPG, os Personagens fazem Testes para verificar se conseguiram abrir uma porta trancada, se encontraram o livro que procuravam na biblioteca ou para saber que arma matou o corpo que investigam. Isto é chamado Teste. Os Testes são feitos com porcentagens. Joga-se 1d100 com os modificadores e verifica-se se o número sorteado nos dados foi MENOR ou IGUAL ao número de Teste. Neste caso o Teste foi bem sucedido.

Ataque e Defesa
No Sistema Daemon, ataque e defesa são muito simples. Basta observar-se a Perícia de ataque ou de defesa com determinada arma. Joga-se 1d100 e se o número obtido for MENOR ou IGUAL ao valor da Perícia, considera-se o ataque ou defesa corretamente efetuado.

Índice Crítico
Divida o valor de Teste de ataque por 4. Ovalor, arredondado para baixo, é o índice crítico. Se a jogada de 1d100 for igual ou menor do que o índice crítico, considera-se que o golpe foi desferido contra um centro vital (cabeça, coração, pulmão, garganta...). O dano, nesse caso, é jogado duas vezes e somado aos bônus de força e outros. Por exemplo, alguém que possui Espada 50/50, acertará um golpe crítico sempre que tirar 12 ou menos em 1d100 em sua jogada de ataque.

IP (Índice de Proteção)
A “armadura” que seu personagem está utilizando. Pode ser uma armadura medieval, um colete à prova de balas ou um escudo energético. Cada IP protege contra um ou mais tipos específicos de dano (contusão, tiros, eletricidade, fogo, gelo, ácido, gases, etc.) justify]
AdM Aeon
AdM Aeon
2º Tenente
2º Tenente

Mensagens : 226
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos